Seu filho foi diagnosticado com Joelhos em X
(Genu Valgum)
Você observou que seu filho anda ou corre com os joelhos muito juntos, ou até mesmo batendo um no outro quando corre. Esse problema é chamado de joelho em X ou Genu valgum. Embora isso seja uma preocupação compreensível para você e seu filho, não causa nenhuma complicação séria ou problemas na vida.
O que é o Joelho em “X”?
Nos primeiros 12 meses de vida, as pernas serem arqueadas é normal. As pernas arqueiam naturalmente para fora e começam a retificar na medida que o bebê cresce. Por volta dos 4 anos, é comum vermos a criança inverter a deformidade , ficando progressivamente com os joelhos em X, e então, entre as idades de 7 a 10 anos, as pernas novamente vão endireitando e normalizam. Em geral, é comum uma história familiar de joelhos em X.
Em alguns casos, os joelhos em X podem ser devido a um trauma na placa de crescimento ósseo na região do joelho, infecções ou, muito raramente, artrite. A maioria dos casos não requer nenhum tratamento.
Qual é o tratamento para os Joelhos em “X”?
Para a maioria dos pacientes o tratamento é observação, permitindo que o tempo e o crescimento corrijam as pernas naturalmente. Você pode tirar uma foto de seu filho em pé e , vários meses mais tarde tirar outra comparativa, etc., para acompanhar o processo de correção fisiológico.
Eventualmente pode ser necessário o uso de uma órtese (tala plástica), se o joelho em X continuar a progredir. Somente em casos raros é necessária uma correção cirúrgica. A cirurgia pode ser indicada por razões estéticas, para impedir uma artrose futura ou para melhorar a forma de a criança andar.
Respostas para as Perguntas mais comuns:
- Mesmo que os joelhos em X persistam na vida adulta, raramente ocorrerá alguma complicação mais séria.
- As crianças com joelhos em X podem participar ativamente de esportes.
- As Órteses não irão interferir no padrão de crescimento normal e fisiológico do genu valgum.
Os joelhos em X não irá interferir na capacidade de seu filho ter outros filhos ou levar uma vida normal.