Quando seu filho foi diagnosticado com pernas arqueadas ( Geno varo)
Você e sua família têm estado muito preocupados com a aparência arqueada das pernas de seu filho(a) e como isso poderá afetar seu desenvolvimento. Na maioria dos casos, as pernas arquedas são normais nas crianças em desenvolvimento e em crescimento. Eventualmente, essa condição pode requerer tratamento para prevenir problemas futuros.
O que são pernas arqueadas ?
Nos primeiros 18 meses de vida, pernas arqueadas são normais ( fisiológicas). As pernas arqueiam para fora naturalmente e começam a endireitar na medida em que o bebê cresce. Por volta dos 4 anos de idade, é comum observarmos o contrário, ou seja, joelhos para dentro ou em X, e então por volta dos 7 a 10 anos de idade as pernas endireitam-se novamente. É comum uma história de pernas arqueadas na família. Em outros casos, o arqueamento pode ser devido a alguma anormalidade na placa de crescimento da tíbia próximo ao joelho, infecção, ou algum outro problema específico. Nestes casos o médico lhe explicará as causas e o possível tratamento.
Se o arqueamento não é igual em ambas as pernas ou seu filho(a) tiver mais do que 2 anos de idade, o medico pode solicitar um Raio X das pernas. Isso ajudará a determinar se é necessário algum tratamento.
Qual é o tratamento para Pernas Arqueadas ?
Para o arqueamento fisiológico ou normal, o tratamento sera provavelmente apenas observação e acompanhamento. Pode ser tirada uma foto da criança em pé e alguns meses depois tirar outra para comparação do processo de correção. Em outros casos de arqueamento não fisiológico, o tratamento poderá ser o uso de órtese (tala plástica), ou se criança for mais velha, cirurgia.
Respostas para as perguntas mais comuns:
- O Andar cedo nem sempre causa arqueamento das pernas.
- O arqueamento fisiológico não requer uso de órteses ou cirurgia.
- Nos casos graves e não tratados, pode ocorrer artrose (degeneração articular) ou distúrbios da marcha na vida adulta.
As pernas arqueadas não impedem seu filho ou filha de levar uma vida normal e ter filhos também normais.