Dr. Luiz Pellegrino

De segunda a sexta-feira das 8:00hs as 18:00hs

EMAIL PARA CONTATO ortopediatricasp@gmail.com
ligue ou mande um whatsapp 11-97188-2912 (Whatsapp)
Contatos

Como seu jardim cresce

Eu moro e trabalho em Syracuse, uma cidade de tamanho médio no norte do estado de Nova York mais conhecida por seu time de basquete (o Orange) e sua duvidosa distinção como a cidade com mais neve nos Estados Unidos continentais. Temos invernos longos, frios e com neve em nossa parte do mundo, então os primeiros sinais da primavera são recebidos com grande entusiasmo.

À medida que a neve derrete no meu quintal, formas indistintas de objetos há muito submersos e meio esquecidos gradualmente se revelam. Entre eles estão os canteiros elevados que construí há vários verões. Seu reaparecimento a cada primavera desperta em mim um desejo primordial de plantar e cultivar coisas. Faço isso todas as primaveras, sem falta, apesar da minha carreira pouco distinta como jardineiro.

Todos os anos coloco tomates, pepinos, abobrinhas, espinafre e alface, e todos os anos tento algo novo. E todos os anos, algo cresce bem: posso obter uma bonança de deliciosos tomates uva, ou uma safra abundante de abobrinha que tenho dificuldade em colher antes que se transformem em gigantes verdes, ou cestas cheias de pepinos crocantes e doces. E todos os anos algo que plantei com grande expectativa e otimismo se tornará um fracasso completo. Um ano eu comprei um lindo tomateiro superfaturado que prometia imensos tomates vermelhos escuros de excelente qualidade, excelentes para fatiar, o ingrediente principal do sanduíche perfeito de verão. A planta cresceu com vigor frondoso, mas produziu apenas alguns tomates esqueléticos e sem gosto.

Mais um ano, todas as minhas plantas de abobrinha murcharam. Há muito desisti das pimentas, que se recusam a crescer para mim. Este ano, os pepinos parecem surpreendentemente sem brilho, embora eu ainda não tenha desistido deles. Apesar de meus melhores esforços para corrigir o solo adequadamente, escolher as plantas com cuidado e regar e capinar com diligência, devo admitir uma completa incapacidade de prever o resultado de meus esforços de um ano para o outro. Criar um filho é muito parecido com jardinagem em sua imprevisibilidade inerente.

Os pais de primeira viagem muitas vezes ficam surpresos com a individualidade marcante de seu mais novo membro da família e com o quão diferente seu bebê é do que eles esperavam. Pais com vários filhos também ficam surpresos com o quão diferentes seus filhos são uns dos outros – eles muitas vezes se perguntam como esses irmãos podem ter os mesmos pais!

Minha filha mais velha, que se tornou uma adolescente inteligente, talentosa, bonita e vivaz, era uma criança com cólicas e muita manutenção que precisava ser segurada constantemente, dormia mal e exigia atenção constante. Meu filho, por outro lado, era um bebê dócil e de baixa manutenção que se tornou um pré-adolescente excepcionalmente criativo, um pouco desorganizado, mas sempre bondoso e atencioso. Minha esposa e eu gostamos de pensar que nossas habilidades parentais têm algo a ver com o quão ótimos nossos filhos estão se tornando, mas tenho uma suspeita de que tivemos sorte.

Como o jardineiro que cuida diligentemente de sua colheita, os pais têm a expectativa de que, se vestirem, alimentarem e nutrirem bem seus filhos, eles crescerão e se desenvolverão de maneiras previsíveis com resultados previsíveis e positivos. Mas nem sempre as coisas saem como o esperado. Isso é especialmente verdade se você descobrir que seu filho está se desenvolvendo de maneiras inesperadas. Talvez seu filho tenha demorado a adquirir as habilidades esperadas.

Você pode ter um filho de 18 meses que ainda não está andando ou um filho de 24 meses que ainda não começou a falar. Talvez seu filho em idade pré-escolar esteja lutando para aprender suas cores e formas ou esteja tendo problemas com o treinamento do banheiro. Ou talvez seu aluno da primeira série esteja tendo dificuldades inesperadas para aprender a ler. Estes são exemplos de desenvolvimento atrasado. Atrasos leves podem simplesmente representar variações esperadas no desenvolvimento que ocorrem naturalmente entre as crianças, mas atrasos mais significativos podem indicar uma diferença persistente na capacidade que tem implicações funcionais a longo prazo.

O desenvolvimento também pode sair inesperadamente dos trilhos. Em vez de sofrer um atraso na aquisição de uma habilidade esperada, seu filho pode apresentar habilidades ou comportamentos que são qualitativamente diferentes dos de outras crianças. Por exemplo, seu filho pode repetir aleatoriamente trechos de um programa de televisão ou filme favorito, imitando precisamente as palavras e a entonação do original, ou ele pode estar inclinado a rotular objetos compulsivamente, mas mostrar pouca inclinação para usar palavras para se comunicar com os outros. Ou seu filho pode andar na ponta dos pés, ou ser excepcionalmente sensível a ruídos, ou exibir movimentos corporais incomuns, ou ter dificuldade em fazer contato visual.

Todos esses são exemplos de desenvolvimento fora do caminho ou divergente (divergente aqui referindo-se a uma tendência a divergir ou desviar-se de um caminho de desenvolvimento esperado). Seu filho pode apresentar atrasos ou divergências em várias áreas do desenvolvimento, incluindo habilidades de fala e linguagem, habilidades motoras (habilidades necessárias para a coordenação física), habilidades lúdicas, habilidades sociais e habilidades necessárias para atividades da vida diária (por exemplo, comer, vestir-se , toalete). Esse padrão é chamado de atraso global do desenvolvimento. Ou seu filho pode ter um padrão desigual de habilidades, mostrando habilidades significativamente atrasadas ou divergentes em algumas áreas e sendo mais comuns ou típicas para sua idade em outras. Isso é chamado de desenvolvimento dissociado.

Quando uma criança mostra dificuldades persistentes em uma ou várias áreas do desenvolvimento que afetam claramente sua capacidade de funcionar em situações da vida real, diz-se que essa criança tem uma deficiência de desenvolvimento. Algumas deficiências de desenvolvimento são comuns e relativamente leves, como distúrbios de linguagem, problemas de coordenação, dificuldades de aprendizagem e distúrbios de atenção e controle de impulsos.

Outras deficiências de desenvolvimento são menos comuns e mais graves, incluindo problemas globais de aprendizagem, distúrbios associados à falta de comunicação e habilidades de interação social e distúrbios de movimento e controle muscular associados a reflexos anormais e músculos muito tensos ou muito flácidos. Saber quando seu filho tem uma deficiência de desenvolvimento pode ser difícil. Quando seu filho mostra pela primeira vez sinais de desenvolvimento de maneiras inesperadas, pode levar algum tempo para determinar se o problema é temporário ou persistente e quando a consulta com um especialista em desenvolvimento é necessária.

A coisa mais importante que você pode fazer para ajudar seu filho quando suspeitar que há um problema é confiar em seus instintos. Muitos pais, especialmente pais de primeira viagem, não confiam em sua capacidade de reconhecer problemas de desenvolvimento, mas pesquisas têm demonstrado repetidamente que os pais são extraordinariamente sensíveis ao desenvolvimento de seus filhos e quase sempre estão certos quando suspeitam que há um problema.

O objetivo desse texto é ajudar no próximo passo: uma vez que você tenha reconhecido que tem preocupações com o desenvolvimento de seu filho, você deve buscar aprender mais sobre o problema, preencher as lacunas e formar uma imagem mais completa sobre ele para buscar auxilio sim, com profissionais ligados à área de desenvolvimento infantil que ajudarão na busca de possíveis diagnósticos e intervenções úteis.