A Medicina é uma ciência dinâmica onde o conhecimento cresce a cada dia, se modifica e evolui com o passar do tempo. Essa evolução trouxe a necessidade do surgimento das especialidades e dos especialistas , que estudam mais profundamente um ramo da medicina.
Algumas especialidades evoluíram e cresceram tanto que se tornou praticamente impossível ao médico estudar e se dedicar de forma aprofundada a toda a especialidade. No caso da Ortopedia, ela atualmente se divide em diversas especialidades como: Cirurgia do Joelho, Quadril, Coluna, Mão , Tumores ósseos, Ortopedia Pediátrica, etc.
A ORTOPEDIA PEDIÁTRICA é uma subespecialidade da Ortopedia, que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento dos problemas músculo-esqueléticos das crianças e adolescentes. Recebe também, o nome de Cirurgia Ortopédica Infantil.
A ORTOPEDIA PEDIÁTRICA
A Ortopedia Pediátrica é hoje uma subespecialidade bem definida dentro da Ortopedia, com sociedade própria , Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, que promove congressos anualmente e diversos cursos . Conta com profissionais que se dedicam exclusivamente ao tratamento das patologias ortopédicas das crianças e adolescentes. A Ortopedia Pediátrica é portanto uma especialidade abrangente que estuda desde as mal-formações congênitas , distúrbios do desenvolvimento, problemas posturais, doenças neuromusculares como Paralisia cerebral, Mielomeningocele, etc, até os problemas traumáticos como fraturas e outras lesões envolvendo crianças e adolescentes.
CRIANÇAS NÃO SÃO ADULTOS PEQUENOS!
Na infância os ossos e músculos estão em contínuo crescimento e desenvolvimento, e portanto os problemas ortopédicos são diferentes aos dos adultos. Daí a necessidade e uma especialização dentro da Ortopedia geral orientada para o tratamento dos problemas específicos das crianças e adolescentes em desenvolvimento.
O Ortopedista Pediátrico recebe um treinamento especial em problemas pediátricos após completar sua residência médica em Ortopedia geral, através de programas específicos de residências médicas no país e/ou no exterior denominados Fellowship.
Entre os principais problemas relacionados ao sistema músculo-esquelético das crianças e adolescentes tratados pelo Ortopedista Pediátrico, podemos citar:
- Deformidades nos pés ( pé torto congênito, pé plano, pé cavo, etc.)
- Deformidades nos quadris (Luxação congênita do quadril, Doença de Legg-Perthes, etc.)
- Deformidades angulares (Joelho valgo (em X) ou varo (arqueado)
- Deformidades rotacionais (Joelhos para dentro)
- Deformidades da coluna (Escoliose, Cifose , etc.)
- Doenças Neuromusculares (Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, etc.)
- Infecções ósseas e articulares
- Tumores ósseos
- Fraturas e Lesões musculares