Dr. Luiz Pellegrino

De segunda a sexta-feira das 8:00hs as 18:00hs

EMAIL PARA CONTATO ortopediatricasp@gmail.com
ligue ou mande um whatsapp 11-97188-2912 (Whatsapp)
Contatos

O QUE É ORTOPEDIA PEDIÁTRICA?

A Medicina é uma ciência dinâmica onde o conhecimento cresce a cada dia, se modifica e evolui com o passar do tempo. Essa evolução trouxe a necessidade do surgimento das especialidades e dos especialistas , que estudam mais profundamente um ramo da medicina.

o-que-e-ortopedia-pediatrica

Algumas especialidades evoluíram e cresceram tanto que se tornou praticamente impossível ao médico estudar e se dedicar de forma aprofundada a toda a especialidade. No caso da Ortopedia, ela atualmente se divide em diversas especialidades como: Cirurgia do Joelho, Quadril, Coluna, Mão , Tumores ósseos, Ortopedia Pediátrica, etc.

A ORTOPEDIA PEDIÁTRICA é uma subespecialidade da Ortopedia, que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento dos problemas músculo-esqueléticos das crianças e adolescentes. Recebe também, o nome de Cirurgia Ortopédica Infantil.

A ORTOPEDIA PEDIÁTRICA

A Ortopedia Pediátrica é hoje uma subespecialidade bem definida dentro da Ortopedia, com sociedade própria , Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, que promove congressos anualmente e diversos cursos . Conta com profissionais que se dedicam exclusivamente ao tratamento das patologias ortopédicas das crianças e adolescentes. A Ortopedia Pediátrica é portanto uma especialidade abrangente que estuda desde as mal-formações congênitas , distúrbios do desenvolvimento, problemas posturais, doenças neuromusculares como Paralisia cerebral, Mielomeningocele, etc, até os problemas traumáticos como fraturas e outras lesões envolvendo crianças e adolescentes.

CRIANÇAS NÃO SÃO ADULTOS PEQUENOS!

Na infância os ossos e músculos estão em contínuo crescimento e desenvolvimento, e portanto os problemas ortopédicos são diferentes aos dos adultos. Daí a necessidade e uma especialização dentro da Ortopedia geral orientada para o tratamento dos problemas específicos das crianças e adolescentes em desenvolvimento.

O Ortopedista Pediátrico recebe um treinamento especial em problemas pediátricos após completar sua residência médica em Ortopedia geral, através de programas específicos de residências médicas no país e/ou no exterior denominados Fellowship.
Entre os principais problemas relacionados ao sistema músculo-esquelético das crianças e adolescentes tratados pelo Ortopedista Pediátrico, podemos citar:

  • Deformidades nos pés ( pé torto congênito, pé plano, pé cavo, etc.)
  • Deformidades nos quadris (Luxação congênita do quadril, Doença de Legg-Perthes, etc.)
  • Deformidades angulares (Joelho valgo (em X) ou varo (arqueado)
  • Deformidades rotacionais (Joelhos para dentro)
  • Deformidades da coluna (Escoliose, Cifose , etc.)
  • Doenças Neuromusculares (Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, etc.)
  • Infecções ósseas e articulares
  • Tumores ósseos
  • Fraturas e Lesões musculares