Dr. Luiz Pellegrino

De segunda a sexta-feira das 8:00hs as 18:00hs

EMAIL PARA CONTATO ortopediatricasp@gmail.com
ligue ou mande um whatsapp 11-97188-2912 (Whatsapp)
Contatos

Pernas Arqueadas ou Geno Varo

Quando seu filho foi diagnosticado com pernas arqueadas ( Geno varo)

Você e sua família têm estado muito preocupados com a aparência arqueada das pernas de seu filho(a) e como isso poderá afetar seu desenvolvimento. Na maioria dos casos, as pernas arquedas são normais nas crianças em desenvolvimento e em crescimento. Eventualmente, essa condição pode requerer tratamento para prevenir problemas futuros.

O que são pernas arqueadas ?

Nos primeiros 18 meses de vida, pernas arqueadas são normais ( fisiológicas). As pernas arqueiam para fora naturalmente e começam a endireitar na medida em que o bebê cresce. Por volta dos 4 anos de idade, é comum observarmos o contrário, ou seja, joelhos para dentro ou em X, e então por volta dos 7 a 10 anos de idade as pernas endireitam-se novamente. É comum uma história de pernas arqueadas na família. Em outros casos, o arqueamento pode ser devido a alguma anormalidade na placa de crescimento da tíbia próximo ao joelho, infecção, ou algum outro problema específico. Nestes casos o médico lhe explicará as causas e o possível tratamento.

Se o arqueamento não é igual em ambas as pernas ou seu filho(a) tiver mais do que 2 anos de idade, o medico pode solicitar um Raio X das pernas. Isso ajudará a determinar se é necessário algum tratamento.

Qual é o tratamento para Pernas Arqueadas ?

Para o arqueamento fisiológico ou normal, o tratamento sera provavelmente apenas observação e acompanhamento. Pode ser tirada uma foto da criança em pé e alguns meses depois tirar outra para comparação do processo de correção. Em outros casos de arqueamento não fisiológico, o tratamento poderá ser o uso de órtese (tala plástica), ou se criança for mais velha, cirurgia.

Respostas para as perguntas mais comuns:

  • O Andar cedo nem sempre causa arqueamento das pernas.
  • O arqueamento fisiológico não requer uso de órteses ou cirurgia.
  • Nos casos graves e não tratados, pode ocorrer artrose (degeneração articular) ou distúrbios da marcha na vida adulta.

As pernas arqueadas não impedem seu filho ou filha de levar uma vida normal e ter filhos também normais.