Doença Blount

A doença de Blount é um distúrbio de crescimento que afeta os ossos da parte inferior da perna, fazendo com que eles se curvem para fora. Em crianças menores, apenas a tíbia (osso da canela) é afetada. Na adolescência, geralmente é a tíbia e o fêmur (osso da coxa).

Muitos bebês nascem com pernas ligeiramente arqueadas por estarem no pequeno espaço do útero. Suas pernas geralmente corrigem conforme crescem e começam a andar.

Na doença de Blount é diferente. A encurvamento piora se não for tratada, por isso o diagnóstico precoce é muito importante.

Fatores de Riscos

A maioria das crianças que apresenta a doença de Blount estão acima do peso ou ganharam peso muito rapidamente. É também mais comum em pessoas de herança africana, crianças que começaram a andar cedo e aquelas com outros casos na família.

Na doença de Blount, é colocada muita carga na placa de crescimento (uma área de crescimento do tecido ósseo) na parte de cima do lado de dentro (interno) da tíbia. Como resultado, o osso não cresce normalmente. O lado de fora (externo) da tíbia continua crescendo, mas o lado medial (interno) do osso não.

Este crescimento ósseo desigual faz com que a tíbia se curve para fora em vez de crescer em linha reta. Uma perna também pode ficar ligeiramente mais curta que a outra.

Sinais e sintomas

O sintoma mais óbvio da doença de Blount é um arqueamento da perna abaixo do joelho. Em crianças pequenas, geralmente não é doloroso, embora possa afetar o modo de andar. Para pré-adolescentes e adolescentes, a doença de Blount pode causar dor no joelho que piora com a atividade.

A tíbia pode estar rodada, bem como encurvada, causando uma condição chamada “in-toeing” (quando os pés apontam para dentro em vez de para fora).

Com o tempo, a doença de Blount pode levar à artrite da articulação do joelho e, em casos graves, à dificuldade de andar.

Diagnóstico

Quando há a suspeita da doença de Blount, é recomendado levar a criança a um ortopedista pediátrico para avaliação clínica e eventualmente, radiografias das pernas e exames complementares.

Alterações leves nos ossos podem ser difíceis de detectar em crianças menores de 2 anos, porque suas pernas arqueadas podem ser normais e endireitarem-se sozinhas. Assim, é mais fácil diagnosticar a doença de Blount em crianças depois dos 2 anos.

Tratamento

O tratamento da doença de Blount depende da idade da criança e da curvatura do osso.

Normalmente, em crianças menores de 2 anos, a recomendação é observação e acompanhamento.

Crianças de 2 a 4 anos de idade e aquelas com deformidade grave, podem precisar de aparelhos para as pernas, chamados de tutores (órteses de joelho-tornozelo-pé). Os tutores, que vão da coxa até os pés, são confeccionados a partir de um molde de gesso feito na perna da criança. O objetivo é que os aparelhos (tutores) corrijam gradualmente a deformidade dos ossos da perna com o crescimento. No entanto, os médicos têm opiniões divergentes sobre a utilização dos tutores. Se você tiver dúvidas sobre eles, fale com seu médico.

Crianças mais velhas e adolescentes, ou crianças que não melhoram usando tutores ( aparelhos) , podem precisar de cirurgia:

Um procedimento denominado epifisiodese pode retardar ou interromper o crescimento de metade da placa de crescimento para permitir que o outro lado alcance e endireite a perna com o crescimento

Em alguns casos, pode ser necessário cortar o osso na região da deformidade, endireitá-lo e fixá-lo com pinos ou  placas e parafusos. Isso é chamado de osteotomia.

Em casos mais específicos, um dispositivo chamado fixador externo pode ser colocado do lado de fora da perna e preso aos ossos depois que eles são cortados. Ele mantém os ossos no lugar enquanto gradualmente corrige a perna.

Se a cirurgia for necessária, isso será feito sob anestesia geral. Isso significa que seu filho ficará sedado e dormindo e não sentirá nada. Depois, seu filho pode usar um gesso ou usar muletas e uma cadeira de rodas por um tempo. Fisioterapia também pode ser necessária.

Resumo

A maioria das crianças portadoras de doença de Blount ficam melhores e têm vidas ativas e normais.

Se o excesso de peso for um fator  na doença de Blount, é importante que os pais ajudem seu filho(a) a alcançar e manter um peso saudável. Isso pode reduzir o estresse sobre os ossos e articulações e evitar outros problemas de longo prazo relacionados ao ganho de peso (como diabetes tipo 2 e doença cardíaca).

Se você precisar de ajuda para que seu filho adote um estilo de vida mais saudável, que inclua uma dieta equilibrada e exercícios, converse com seu médico que poderá indicar uma nutricionista ou nutróloga para orientar sobre alimentação saudável e hábitos de vida mais adequados.

Revisão: Kevin M. Neal, MD em janeiro de 2017

Tradução e adaptação transcultural: Luiz Pellegrino, MD em novembro de 2018