Dr. Luiz Pellegrino

De segunda a sexta-feira das 8:00hs as 18:00hs

EMAIL PARA CONTATO ortopediatricasp@gmail.com
ligue ou mande um whatsapp 11-97188-2912 (Whatsapp)
Contatos

Deformidades dos Membros Inferiores em Crianças com Paralisia Cerebral: Estratégias de Intervenção Precoce e Manejo Cirúrgico

Se você está lendo este artigo, é possível que seu filho tenha sido diagnosticado com paralisia cerebral e esteja enfrentando deformidades nos membros inferiores.

Essas deformidades podem afetar a mobilidade e a qualidade de vida da criança, mas existem estratégias de intervenção precoce e opções cirúrgicas que podem ajudar a melhorar sua função e bem-estar.
Neste artigo, exploraremos essas questões e ofereceremos orientações sobre como lidar com essa condição.

Compreendendo as Deformidades nos Membros Inferiores em Paralisia Cerebral:
A paralisia cerebral é uma condição neurológica que afeta o controle motor e a postura da criança. Deformidades nos membros inferiores são comuns em crianças com paralisia cerebral e podem incluir contraturas musculares, rotação interna dos quadris, pés equinos (em ponta), joelhos dobrados para dentro (genu valgo) ou para fora (genu varo), entre outras.

Estratégias de Intervenção Precoce: Avaliação Médica Especializada: Procure um ortopedista pediátrico ou um especialista em paralisia cerebral para uma avaliação completa da condição de seu filho.

Fisioterapia e Terapia Ocupacional: A terapia física e ocupacional pode ajudar a alongar os músculos encurtados, fortalecer os músculos fracos e melhorar a mobilidade e a função dos membros inferiores.

Órteses e Dispositivos de Assistência: O uso de órteses, talas ou dispositivos de assistência pode ajudar a corrigir a postura e melhorar a mobilidade dos membros inferiores.

Injeções de Toxina Botulínica: Em alguns casos, injeções de toxina botulínica podem ser recomendadas para reduzir a espasticidade muscular e facilitar o alongamento dos músculos.

Manejo Cirúrgico: Alongamento Muscular Cirúrgico: Em casos mais graves de contraturas musculares, pode ser necessário realizar procedimentos cirúrgicos para alongar os músculos encurtados e corrigir deformidades.

Osteotomia: A osteotomia é um procedimento cirúrgico que envolve o corte e realinhamento dos ossos para corrigir deformidades como genu valgo ou genu varo.

Cirurgia de Transferência Muscular: Em alguns casos, a transferência de tendões pode ser realizada para melhorar a função muscular e corrigir desequilíbrios musculares.

Lidar com deformidades nos membros inferiores em crianças com paralisia cerebral pode ser desafiador, mas com intervenção precoce e uma abordagem multidisciplinar, é possível melhorar a mobilidade e a qualidade de vida de seu filho.

Consulte-nos para discutir as melhores opções de tratamento para o seu filho e lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada.